AS DEZ MONTANHAS MAIS BONITAS DO BRASIL

BLOG DED CALÇADOS

Aventura, sofisticação e qualidade! Faça parte do estilo do nosso estilo de vida adventure, confira nossas matérias abaixo.




_________________________________________________________________________________

AS DEZ MONTANHAS MAIS BONITAS DO BRASIL

A riqueza e diversidade natural do nosso país estão presentes também em suas montanhas. Se engana quem pensa que nosso país não possui destinos incríveis para aqueles que querem viver uma verdadeira aventura.

Separamos para você as 10 Mais Belas Montanhas Brasileiras!

1) Monte Roraima - Serra de Pacaraíma

Montanha Monte Roraima

Uma pedra gigante e quadrada no meio do nada e ainda por cima repleta de quedas de água que dão à paisagem um aspecto de paraíso perdido. O Monte Roraima é um tepui, um monte em formato de mesa bastante característico da região das Guianas. A montanha ainda guarda no seu interior inúmeras cavernas, que se interligam e formam a maior caverna de quartzo do mundo.

Altitude do cume: 2810 metros

Localização: O Monte Roraima está localizado na Serra de Pacaraíma e na tríplice fronteira entre Brasil, Venezuela e Guiana.

Acesso: Via trekking


2) Pico Paraná - Serra do Mar

Montanha Pico Parana

Três cumes esverdeados, no meio da Serra do Mar, de onde desponta o maior paredão de granito do Brasil, com 1.050 metros de altura. No entardecer, suas paredes são tomadas pelas revoadas de pássaros que procuram abrigo nas rochas do paredão. O Pico Paraná é a montanha mais alta da Região Sul do Brasil, seus três cumes são conhecidos por Pico Paraná, União e Ibitirabi.

Altitude do cume: 1877 metros

Localização: O Pico Paraná está localizado na Serra do Ibitiraquire, entre o município de Antonina e Campina Grande do Sul.

Acesso: Via trekking


3) Pedra Riscada - São José do Divino

Montanha Pedra Riscada

O maior Monolito das Américas, ou seja, a maior montanha das Américas que é formada por uma única e maciça rocha, com 850 metros de desnível. O nome Pedra Riscada realmente descreve bem a montanha, ela possui várias ranhuras que à distância parecem riscos verticais feitos a lápis. Se por um lado os riscos embelezam a montanha, por outro, a tornam um grande playground para escaladores que desafiam suas vias de dificuldades técnicas respeitáveis.

Altitude do cume: 1425 metros

Localização: A Pedra Riscada está localizada em São José do Divino - MG, em uma região que é famosa por concentrar os maiores afloramentos de granito do Brasil

Acesso: Via escalada


4) Dedo de Deus - Serra dos Órgãos

Montanha Dedo de Deus

A montanha lembra uma mão com o dedo indicador apontando para o céu. Dedo de Deus é certamente um bom nome para descrever essa estranha formação rochosa. O Dedo de Deus está localizado no Parque Nacional da Serra dos Órgãos e sua primeira conquista aconteceu em 1912, o que lhe rendeu o título de berço da escalada no Brasil.

Altitude do cume: 1692 metros

Localização: O Dedo de Deus está localizado na Serra dos Órgãos, entre as cidades fluminenses de Petrópolis, Guapimirim e Teresópolis. Dá última cidade é possível avistar o Dedo de Deus da própria área urbana.

Acesso: Via escalada

5) Pedra Azul - Domingo Martins

Montanha Pedra Azul

Um paredão de 490 metros de altura e tonalidade azul que surge em meio ao cenário bucólico de Domingos Martins. A pedra adquire tonalidade azulada como resultado da incidência de luz sobre os diversos líquens que cobrem a superfície da rocha. Na base da montanha existem piscinas naturais ideais para banho e que são acessíveis através da Trilha das Piscinas, com extensão de 1.200 metros.

Altitude do cume: 1882 metros

Localização: A Pedra Azul está localizada no Parque Estadual da Pedra Azul, no distrito de Aracê, em Domingos Martins - ES

Acesso: Sem acesso ao cume


6) Pedras Negras - Itatiaia

Montanha Agulhas Negras

Pedras pontiagudas e afiadas em uma paisagem onde as pedras constituem a maior parte do visual. No pé da montanha, a impressão é de que as pedras estão surgindo do solo e que algum dia vão dominar toda a região. O Agulhas Negras é o ponto culminante do Estado do Rio de Janeiro e a sexta montanha mais alta do Brasil. Na região da montanha, no Paque Nacional de Itatiaia, existem outros picos de grandes altitudes, tais como o Prateleiras e a Pedra do Sino.

Altitude do cume: 2791 metros

Localização: O Agulhas Negras está localizado na Serra da Mantiqueira, dentro do Parque Nacional de Itatiaia, com território nas cidades de Itatiaia e Resende, ambas no Estado do Rio de Janeiro

Acesso: via trekking ou via escalada, dependendo da rota

7) Pedra do Céu - Guaratinga

Montanha Pedra Azul

A Pedra do Céu é uma das montanhas pouco conhecidas do Brasil. Seus dois cumes estão em meio a vegetação, que parece querer dominar a imensa rocha.  A formação rochosa está na cidade de Guaratinga, que tem um cenário muito incomum devido a presença de inúmeras formações rochosas, tais como a Pedra do Topete e a Pedra do Oratório. A última é plano de fundo de toda a área urbana de Guaratinga.

Altitude do cume: Desconhecida

Localização: A Pedra do Céu está localizada na cidade de Guaratinga- BA, nas proximidades da Fazenda Duas Barras.

Acesso: Sem acesso ao cume


8) Morrão - Chapada Diamantina

Montanha Morrao Chapada Diamantina

Se não fosse pela sua cor esverdeada, o Morrão poderia muito bem se enquadrar no cenário do cartoon Papaléguas, dominado por estranhas formações rochosas de formato quadrado. Morrão é o nome mais tradicional dado ao monte Tabor, que é uma das mais belas paisagens da Chapada Diamantina e local de uma das nascentes do rio Mucugezinho.

Altitude do cume: 1418 metros

Localização: O Morrão está localizado dentro do Parque Nacional da Chapada Diamantina, que abrange o território de mais de 28 cidades da região.

Acesso: via trekking


9) Pico Desejado - Ilha da Trindade

Pico Desejado Ilha da Trindade

Este talvez seja o pico mais remoto do Brasil. O Pico Desejado está na Ilha da Trindade, distante 1167 quilômetros da costa brasileira, mas ainda território pertencente ao município de Vitória - ES. O cume do Desejado é o ponto culminante da ilha, com 620 metros acima do nível do Atlântico. Com todos esses pontões, a ilha é um pedacinho do Espirito Santo que foi parar no meio do mar.

Altitude do cume: 620 metros

Localização: O Pico Desejado está localizado na Ilha da Trindade, próximo do ponto mais ao leste de todo o território brasileiro. Na ilha existe apenas uma guarnição mantida pela marinha e está a 1025 km de distância da localidade mais próxima.

Acesso: via trekking


10) Três Picos - Nova Friburgo

Montanha Tres Picos

O nome diz tudo. São Três picos entrelaçados que se unem uns aos outros, sendo difícil dizer onde começa um e termina o outro. O mais alto, chamado Pico Maior de Friburgo, é o ponto culminante de toda a Serra do Mar. Do lado direito dos Três Picos está o Pico do Capacete, que é um gigantesco bloco de pedra, muito procurado pelos escaladores que visitam a região.

Altitude do cume: 2316 metros

Localização: O Três Picos está localizado dentro do Parque Estadual do Três Picos, na área do município de Nova Friburgo.

Acesso: via trekking nos Picos Médio e Menor e somente via escalada no Pico Maior e Capacete


Fonte: Desviantes